sexta-feira, 23 de abril de 2010

Capital Intelectual

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Capital intelectual é o nome dado a toda a informação, transformada em conhecimento que se agrega àqueles que você já possui.

Assim, por exemplo, uma pessoa que sabe dirigir um veículo pode não entender de mecânica. Mas, outro, poderá fazê-lo, se souber mecânica. Hoje, sabemos, principios básicos de mecânica são ensinados em escolas que dêem testes para a obtenção de carteiras de habilitação. Sendo básica, ela lhe dá apenas alguns princípios os quais lhe pode nortear, sem sombra de dúvidas, na busca de um profissional com conhecimento mais profundo.

Outro exemplo mais simples é o autodidata que, sem estudar em escolas formais, adquire um conhecimento à partir de uma metodologia própria que o leva a assimilar informações e transformar isto em conhecimento.

Todavia, há um precedente muito sério aqui: autodidatismo sem a mediação correta, como ensinaram Alexei N. Leontiev e Lev Seminovitch Vygotsky, pode levar a erros de interpretação, e o que era para se tornar capital intelectual, pode se tornar um problema.

Em contabilidade, as tentativas de qualificação e mensuração do capital intelectual à disposição da organização, tem gerado um novo ramo denominado "Contabilidade Estratégica".

Todo conhecimento tácito dos colaboradores de uma empresa ou entidade e que pode potencializar ou modificar o negócio, deve ser mapeado e registrado, de modo que possa ser utilizado em prol da organização a qualquer momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário